A mamã já sente as primeiras contracções, principalmente a noite quando esta a descansar, ainda não sente dores, só uma sensação dentro da barriguinha. Mas não são só as contracções que a mamã sente, sempre que as têm, a nossa Margarida logo de seguida dá sinal com uns chutos e empurra, a barriguinha parece o mar revoltado e nem sempre fica direita, por alguns instante vimos a barriguinha com um alto descaído para o lado direito ou esquerdo, é a nossa menina…

Como será que a nossa Margarida cresce dentro da barriguinha da mamã?
Vou deixar aqui uma ideia…
Visão e Audição Desenvolvidos:
O ritmo do crescimento do bebé agora é bem veloz, e a maioria dos órgãos principais já estão funcionando. Toda a estrutura que compõe os olhos está perfeitamente desenvolvida (a íris apresenta uma coloração azulada). Também a audição já se desenvolveu e ele consegue reconhecer a voz da mamã e do papa. Consegue perceber melhor os sons mais graves que os agudos.
Ele esta de cabeça para baixo:
O espaço que o bebé ocupa já não é tão folgado, e ele começa a se posicionar de cabeça para baixo, assumindo uma posição mais confortável e que manterá até a hora do nascimento. Com isso, volta a pressionar um pouco a bexiga da mamã.
Um chutador profissional:
Os movimentos do bebé agora são bem mais activos, e você conseguirá inclusive distinguir com que parte do corpo estará chutando. Mesmo com o espaço reduzido, ele ainda chuta, e como!!! É possível monitorar os movimentos do bebé contando seus chutos, pelo menos 10 chutos podem ser sentidos a cada duas horas.
Qual é o aspecto do bebé:
Ao final do oitavo mês, já bem desenvolvido, seu bebé terá aproximadamente 45 a 47 cm de altura e pesará mais ou menos 2250 a 2400 gramas.
Como se sentira a mamã?
Falta de Ar e Dificuldades para Respirar:
Durante os últimos meses, o aumento de peso e o crescimento do útero podem tornar a respiração mais difícil, mesmo após um simples e pequeno esforço físico, como subir escadas. Na realidade, essas alterações no sistema respiratório durante a gravidez, consentem à gestante inspirar mais ar e usá-lo de forma mais eficiente, e não se preocupe pois isso ar não significa que você ou o bebé recebam pouco oxigénio. Nesta fase, você pode tentar dormir com o espaldar da cama mais elevado para facilitar a respiração, e aproveitar para descansar um pouco mais, evitando esforços físicos.
Contracções de Braxton Hicks:
São absolutamente normais, e de intensidade leve e indolor. Você poderá começar a senti-las em algum momento durante o terceiro trimestre. Na realidade trata-se do útero que está se exercitando para quando iniciar o trabalho de parto. Próximo do nono mês, as contracções de Braxton Hicks começam a ser mais frequentes e mais intensas.
Preparando-se para o Parto:
Antigamente, a expressão "preparando-se para o parto" significava estar com o quarto do bebé já decorado, com o enxoval já pronto, e a mala da maternidade próxima à porta. As mulheres pouco sabiam sobre o que esperar do trabalho e do parto. Os maridos, então, sabiam menos ainda. Hoje, o parto deixou de ser um assunto totalmente ignorado, e passou a representar algo que as mães e os pais buscam informações e respostas precisas para todas as suas dúvidas e preocupações. Mãe e pai, juntos, querem e devem participar da experiência que é o parto: o esforço da mãe durante as contracções, o amparo do pai na hora da dor, o primeiro choro do bebé, a emoção de cortar o cordão umbilical. Querem e devem também estar preparados para todas as situações que envolvem este momento tão especial e único. O casal que teve a oportunidade de se informar, quer seja em livros, manuais, ou com o próprio obstetra; que participou de cursos preparatórios para o parto, e que aprendeu durante toda a gravidez o que se passou com o corpo da mãe e do bebé, chega ao momento do parto sentindo-se mais seguro e com menos ansiedade. Podendo assim vivenciar um dos momentos mais incríveis da natureza humana
Informação :
clubedobebe
Parabéns pra vcs... Eu também estou passando por tudo isso, também estou de 38 semanas, só que é um menino, nosso Guilherme.
ResponderEliminarEu e o papai estamos numa ansiedade danada, é nosso primeiro bebe, e tudo é novidade. Deus abençoe vcs para que tudo de certo.
AMEI....EU ESTOU PASSANDO POR TUDO ISSO ..E É TUDO MARAVILHOSO...NÓS AQUI EM CASA ESTAMOS MUITO ANCIOSOS PELA CHEGADA DA NOSSA MARIANA .
ResponderEliminarNossa este site está de parabéns me ajudou muito ,eu estó 38 semanas e 4 dias , e com muita ansiedade tanto eu quanto o pai estamos torcendo para que o nosso davison kauân..venha o mais rapido possivel rsrs até porque eo nosso primeiro bebézãoo eu não aguento mais espera de tanta ansiedade mais em quanto ele não vem ficaremos na espera e que ele venha com bastante saude e abençoado por deus! esse anjinho lindo e maravilhoso rsrs bom boa sorte pra vcs mamães desejo um bom parto pra todas vcs , :)
ResponderEliminar